quarta-feira, 27 de julho de 2011

A sociedade e seus tabus

#Novas Realidades Sociais 

A homofobia parece que virou assunto da vez, está fervendo nas mesas dos bares, nas rodas de conversa do trabalho e, claro, na mídia. O tema é profundo e analisá-lo apenas pelo viés do preconceito é uma forma rasa de tratar a questão.

Para começar, é preciso ter em mente que toda sociedade tem seus padrões, assim é inevitável que um comportamento que foge ao comum para os mais conservadores, não cause estranheza. Porém, quero deixar bem claro que nada justifica agressões físicas ou morais, o nome disso se chama selvageria.

O que desejo colocar em questão é que vivemos uma dualidade social, na qual conceitos que em épocas atrás eram rígidos como sexualidade e família, hoje, devido a liberdade de expressão, a mídia e uma nova dinâmica social, passam por transformações que ultrapassam os estereótipos a que eram relacionados. Um exemplo claro disso é o conceito de família.

Sem entrar nos méritos do direito, o fato é que a dinâmica social mudou a visão tradicional desta instituição. Atualmente a separação não é mais tida como um tabu. Até na escola essa situação tende a ser encarada de uma nova forma; hoje em dia a separação está presente em todas as classes sociais e claro, já faz parte da vida de muitos alunos. Assim, o grande desafio é saber como representar essa nova realidade antes estereotipada em um discurso de uma família perfeita com pai e mãe casados?

Agora, imagine como é difícil para a sociedade trabalhar com um novo tabu que está prestes a ser quebrado: a homossexualidade. A questão que fica é a seguinte: a mídia dará conta de tornar a homossexualidade uma opção comum, no mesmo grau que a separação passou a ser aceita? O Livre pra Dizer espera a sua reflexão. Entre no debate!





Nenhum comentário:

Postar um comentário